Justiça Eleitoral lança aplicativo para que se possa conferir resultados das seções de votação – usando QR Code ou Código QR

O segredo está no QR Code ou Código QR – código de barras em 2D que pode ser escaneado pelos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica – vai ser utilizada pela Justiça nas eleições de 2016 para franquear o acesso de qualquer cidadão às informações contidas nos Boletins de Urna, impressos após o encerramento da votação e colocados em quadros de aviso nas seções eleitorais. A alteração não terá custos para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre.

QRCodeCom essa inovação eleitores e fiscais de partidos políticos poderão, de forma rápida escanaear e armazenar os dados em seus smartphones ou tablets. Como os dados do boletim são cifrados, com a identificação numérica de candidatos, partidos e municípios, um aplicativo da Justiça Eleitoral vai ser desenvolvido para permitir a decodificação, facilitando o entendimento das informações. O Código QR permite o armazenamento de uma quantidade significativa de caracteres e o que será utilizado pelo TSE é o alfanumérico, com nível máximo de compressão de dados.

Este será um dos novos aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android, entre vários que serãooferecidos pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2016. Atualmente é possível baixar aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos. A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica, que se reuniu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos dias 18 e 19 deste mês. O aplicado será desenvolvido pelo TRE do Acre em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Mobile.

 

1 Comment

  1. Criar centros de esporte e educação nos bairros mais carentes e com profissionais capacitados . Mantendo esses jovens mais tempo em atividades que irão contribuir com o desenvolvimento dos mesmos .
    Segurança, moradia ( casas populares )construir casas com prestações acessíveis . Geração de empregos ( incentivos fiscais à empresa que queira instalar na nossa cidade .

Deixe um comentário

Dê-nos sua opinião sobre este assunto!

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*